sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Novas Cozinhas

Depois do merecido descanso das férias todos nós (ou pelo menos a metade da sala) voltamos à faculdade! Para compensar as sábias pessoas que desistiram da Gastronomia enquanto era tempo colocaram em nossa sala dois elementos surpresa.
E, acredite em mim, não é do tipo: Surpresa! *Mil pulos de alegria*
Estava mais para: Surpresa! *suicídio coletivo na linha do metrô*

O que estava feito não podia ser mudado, então, nos adaptamos a essas pessoas (de forma não amigável, fique bem claro).

Com o início do segundo semestre veio também a inversão de aulas:
4 Aulas em cozinha
2 Aulas em sala

Sala de Aula

Nutrição e Elaboração de Cardápio

Sinceramente, não pode existir matéria mais cretina (e necessária) do que Nutrição. Você aprende todos o "cerídios" possíveis e nunca mais vai usá-los! Lembra aquela aula de química super inútil que nunca vai te fazer falta? Nutrição é assim, só que faz falta!

Custos

É incrível como uma matéria muito boa pode se tornar um inferno quando você tem um professor que, além de estúpido e não saber transmitir a informação, se nega a explicar novamente e tirar dúvidas!
Nós, como bons alunos, fizemos o que podíamos fazer: Nos mobilizamos e no final do semestre o professor estava demitido...

Cozinha

Carnes e Aves

Não existe aula mais estranha do que Carnes e Aves. Pegar um frango e sair quebrando articulações e vendo em quantas partes é possível esquartejar o animal é, simplesmente, divertidíssimo! Logicamente que seus dedos ficam completamente congelados e seu uniforme não poderia sair mais vermelho.

Junte isso a um professor que grita constantemente na sua orelha frases como:
Filhaaaa!(isso mesmo, filha, até para os homens) Porque isso ainda não foi pro fogo?
E, também, uma falta de habilidade para utilizar um relógio e isso nos da a aula mais corrida do semestre!
Uma coisa que você tem que levar pro resto da sua vida: Um braseado sempre te da um prato superioooor!

Pescados e Frutos do Mar

Era uma disciplina que nós íamos, surpreendentemente, bem! Tudo saia perfeito, nada dava errado! A professora nos amava e era recíproco. Não tenho uma história que eu me lembre agora, exceto pelos usuais peixes que abríamos e tripas que jogávamos no lixo. Básico!

Habilidades Avançadas

A habilidade de uma pessoa preparar massa é inversamente proporcional a sua habilidade de ficar calada.
Resumindo: falávamos muito e errávamos muito!
Essa foi uma matéria um tanto quanto perigosa, pois, nossas chances de ir bem nas provas iam de mal a pior, muito, mas muito pior do que você imaginou...

A coisa foi melhorando ao longo do semestre, até chegar na hora da prova, claro.

Uma questão que parecia simples, no final, se revelou uma grande pegadinha. A melhor parte foi, com certeza, quando a professora disse:

Isso é óbvio, não era essa resposta...

Surgiu uma mão sinalizando que tinha errado, duas, três, quatro...

Percebe-se que temos muito futuro.

Garde Manger (Cozinha fria)

A D-E-S-G-R-A-Ç-A de nosso semestre na cozinha. Habilidades Avançadas era terrível, sim, mas nada se comparou à Garde Manger. Além da demora para entregar as produções, como em Habilidades Avaçadas, o professor quase nunca achava as produções boas. Terrível!

Me lembro uma vez que ele chegou a dizer:

-Essa foi a única coisa que vocês fizeram que eu realmente gostei.

Vendo esse comentário você já pode imaginar porque o número de pessoas na sala caiu pela metade.

Mesmo com todos os problemas, o professor de Garde Manger era excepcional... Te bate, te xinga (em mais de três línguas diferentes) e, é claro, te dá apelidos como “Cretino”. Um amor de pessoa (e realmente, é)!

Esse foi nosso segundo semestre... Logicamente, tudo tende a piorar.

Ps: Obrigado à quem leu! :D

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Primeiro Passo

Quem me conhece sabe (e quem não conhece vai saber) que eu sou uma pessoa extremamente palhaça, mas quando quero eu consigo ser extremamente chato! Vai ver que é por isso que não tenho amigos e estou escrevendo um blog... rs

Há mais ou menos dois anos tinha chegado a hora de escolher uma faculdade. Jornalismo ou Gastronomia? Minha incrível habilidade de fazer besteiras entrou em ação. Gastronomia!

Depois de ir milhões de vezes na faculdade levando todos os documentos (des)necessários a matrícula estava feita. Medo da faculdade, medo do trote, medo de um monte de coisa...
Chegando no primeiro dia apenas entrei e fiquei esperando no Hall do Prédio 1 (uma faculdade dividida em quatro prédios e cada um fica em um dos lados de um cruzamento, quer idéia mais genial que essa?). Estranhamente não houve trote...



Amigos são realmente uma praga. De uma hora pra outra aparecem na sua vida, se agregam no seu dia-a-dia e aumentam sua tendência de ter notas que ultrapassariam o piso de tão baixas!
Depois de um tempo já conversávamos normalmente e nossas aulas práticas iriam começar. Todos estavam super animados com a idéia de, finalmente, ir pra cozinha!

Primeira aula: Cortes.

Nossa primeira impressão de nossa professora foi que ela era, no mínimo, louca. Não nos enganamos...
Com um jeito de revoltada e uma faca gigante ela simplesmente comandava a sala, ninguém se atrevia a falar.

Habilidades básicas foi uma matéria um tanto quanto desastrosa, afinal, nunca faziamos todos os pratos com perfeição. Era só o primeiro semestre, muitos pensavam...

Voltando à sala de aula:

Geografia aplicada à Gatronomia. Uma matéria que eu não esperava com uma professora mais singular ainda. Suas aulas eram motivo de raiva para alguns, pois, ela falava abertamente de sexo, drogas e rock 'n roll (não necessariamente nessa ordem). Uma de suas histórias favoritas era aquela em que ela, em Cuba, casou-se para poder trazer um casal gay para o Brasil.
Onde estava a Geografia? Em Cuba, logicamente!

Uma das cenas mais memoráveis do primeiro semestre é ,indiscutivelmente, a pobre professora de Estrutura e Funcionamento de Cozinha quase sendo atacada pela lousa...

Ela estava dando sua aula normalmente quando, de repente, decide mover a lousa... Quando essa mulher puxou um dos lados a outra perna da lousa envergou soltando o quadro que bateu no chão fazendo a outra perna se soltar. Por um instante o quadro se equilibrou (meu pensamento foi: ela vai ser esmagada!) e, então, de forma triste, o quadro tombou para trás e bateu na parede onde ficou apoiado.

Eu mal pudia conter meu riso e minha professora me olhava com cara de: "Se eu pudesse jogaria esse quadro em você."

O primeiro semestre foi. em grande parte, assim. Há, também, um famigerado livro de pérolas que será postado futuramente. Estou ficando com fome... [?]

Ps: Obrigado a quem leu. :D