quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O começo do fim

O segundo ano da faculdade começando e, novamente, pessoas novas adentram nossa sala sem nenhuma cerimônia. Sinceramente? Acho que a coordenadora do nosso curso não vai com a nossa cara, não é possível uma coisa dessas! Novamente nós nos adaptamos com muita calma e serenidade, incluindo até uma bola de manteiga voadora no novo integrante. Mais tarde falo disso...
Lembra que o número de alunos tinha caído no segundo semestre? Então... no terceiro ele despencou! Sábias almas que fugiram desse mundo.

Mais um semestre de 4 Aulas Práticas e 2 Teóricas

Matérias em Sala de Aula
Marketing
Metodologia Cientifica / TCC

Marketing

O mesmo professor de História da Gastronomia, já conhecíamos o modo dele de assustador os alunos. Incrível como ainda funcionava!
Com vários slides e questões ele ia falando sobre os diferentes tipos de Marketing, os 4P's (censurados) e também as várias tipologias super importantes que eu, logicamente, nem me lembro mais. Tá, eu lembro um pouco, eu acho. Tomara que eu lembre!

Metologia Científica

Some:
Uma professora confusa e contraditória.
Um livrinho de 132 páginas em Times New Roman 8.
Uma amiga altamente estressada.

Igual:
A aula com mais discussão do semestre.

Quando a professora entrava na sala ,e precisava olhar nosso pré-projeto de TCC, era certeza que haveria um "pequeno" atrito entre minha amiga e ela. Aquela coisa bem básica, algo do tipo:

-Isso está errado.
-Eu fiz igual ao seu livro.
-Não fez.
-Fiz. Vai ver o livro está errado ou meu computador não sabe o que é isso.

Depois de toda essa gentileza, voltavamos para nossas cadeiras. Na semana seguinte a história se repetiria...

Cozinha

Cozinha Brasileira

Aula muito divertida, pouquissimas coisas davam errado. Me lembro de uma aula especial onde o purê de mandioca virou reboco de parede, o caldo de feijão virou purê de feijão com muita pinga, o caldo de Sururu virou pirão e um dos pratos tinha tanta pimenta que nosso professor desistiu depois da primeira garfada.
As aulas eram bem diversificadas com bastantes ingredientes estranhos. Várias comidas simplesmente medonhas e outras um tanto quanto boas. Nessa aula ocorreu o fato medonho de um aluno engasgado com uma espinha de peixe do tamanho de uma caneta bic, foi uma cena linda, acredite.

Confeitaria

Nada dava errado em confeitaria nas aulas, apenas nas aulas. Nosso professor não degustava, então, não tinha como estar errado! A parte mais divertida da aula era, com certeza, lavar a louça. Tirar caramelo de panelas é um trabalho extremamente medidativo que não leva menos de 10 minutos.
Sobre as produções darem errado, aqui vai um história um tanto quanto trágica.
Ultima prova, ótimo, não?
Vamos bater o chantilly, o único problema? Creme de Leite FRESCO!
Estava tudo indo bem, muito bem, quando de repente o chantilly se transforma em manteiga. A mousse, consequentemente ficou mole, muito mole. A geléia de brilho não deu muito certo e as decorações de caramelo não paravam em cima da outra mousse. Simplesmente magnífico! Fechamos essa disciplina com chave de ouro!

Cozinha Contemporânea

A aula mais interessante com a melhor professora possível. Lembra da professora de habilidades básicas (a da faca gigante, essa mesma)? Passamos o começo do semestre estudando técnicas e tendencias e, logo depois, no meio do semestre, começaram as aulas de criação. Algumas vezes faziamos algumas produções, digamos, desagradáveis. Como por exemplo um peixe que se tornou água viva (nunca comi água viva, mas tem aquela textura, eu tenho certeza), uma batata frita que murchou e ficou um tanto quanto, estranha... Uma mousse que ,não sei como, sumiu e uma outra mousse que, segundo meus parceiros de bancada, ficou horrível. A professora gostou, menos mal.
Nossa professora, que ser gentil e sutil, soltava frases como:
-Gente, pelo amor de Deus, tira o sal da alcaparra porque minha pressão não aguenta mais!!!
-Escuta aqui! O primeiro que vier com Escondidinho eu vou me jogar no chão! Escondidinho não é criação!
-Eu tinha um aluno que me falava: Eu faço 600 kilos de risoto. Eu respondia: Você faz 600 kilos de risoto RUIM!
Simples assim, um amor.

Panificação

Esse foi nosso, hum, terror no semestre. Muitas contas matemáticas para minha cabeça preguiçosa, ainda mais pela manhã. Foi nessa aula que ocorreu o arremesso de manteiga, vou falar rapidamente, pois já estou ficando com sono e amanhã uma aula me espera.
Minha amiga estava fazendo a massa do pão, feliz e serena, quando de repente um "amigo" nosso (esse que entrou nesse semestre)jogou todos os ovos na produção. Ela respirou fundo e continuou misturando a massa. Logo depois ele jogou toda a água, foi o caos. A água escorria pela bancada enquanto minha amiga tentava conte-la com as mãos, novamente ela se tranquilizou. Quando ele foi colocar uma bolota de manteiga na produção da massa, minha amiga simplesmente pegou a manteiga em pleno ar e jogou de volta nele. A partir daí ela começou a gritar loucamente e, eu juro, achei que nosso "amigo" não fosse sobreviver.
No fim de tudo, Panificação não foi tão ruim, apenas tivemos algumas anotações em nossas provas do tipo:
-GMF
-Uma carinha bonitinha

E mais algumas que não me lembro, acho que o sono está me afetando.

O terceiro semestre foi isso, espero que tenha gostado.

Ps: Obrigado à quem leu!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Novas Cozinhas

Depois do merecido descanso das férias todos nós (ou pelo menos a metade da sala) voltamos à faculdade! Para compensar as sábias pessoas que desistiram da Gastronomia enquanto era tempo colocaram em nossa sala dois elementos surpresa.
E, acredite em mim, não é do tipo: Surpresa! *Mil pulos de alegria*
Estava mais para: Surpresa! *suicídio coletivo na linha do metrô*

O que estava feito não podia ser mudado, então, nos adaptamos a essas pessoas (de forma não amigável, fique bem claro).

Com o início do segundo semestre veio também a inversão de aulas:
4 Aulas em cozinha
2 Aulas em sala

Sala de Aula

Nutrição e Elaboração de Cardápio

Sinceramente, não pode existir matéria mais cretina (e necessária) do que Nutrição. Você aprende todos o "cerídios" possíveis e nunca mais vai usá-los! Lembra aquela aula de química super inútil que nunca vai te fazer falta? Nutrição é assim, só que faz falta!

Custos

É incrível como uma matéria muito boa pode se tornar um inferno quando você tem um professor que, além de estúpido e não saber transmitir a informação, se nega a explicar novamente e tirar dúvidas!
Nós, como bons alunos, fizemos o que podíamos fazer: Nos mobilizamos e no final do semestre o professor estava demitido...

Cozinha

Carnes e Aves

Não existe aula mais estranha do que Carnes e Aves. Pegar um frango e sair quebrando articulações e vendo em quantas partes é possível esquartejar o animal é, simplesmente, divertidíssimo! Logicamente que seus dedos ficam completamente congelados e seu uniforme não poderia sair mais vermelho.

Junte isso a um professor que grita constantemente na sua orelha frases como:
Filhaaaa!(isso mesmo, filha, até para os homens) Porque isso ainda não foi pro fogo?
E, também, uma falta de habilidade para utilizar um relógio e isso nos da a aula mais corrida do semestre!
Uma coisa que você tem que levar pro resto da sua vida: Um braseado sempre te da um prato superioooor!

Pescados e Frutos do Mar

Era uma disciplina que nós íamos, surpreendentemente, bem! Tudo saia perfeito, nada dava errado! A professora nos amava e era recíproco. Não tenho uma história que eu me lembre agora, exceto pelos usuais peixes que abríamos e tripas que jogávamos no lixo. Básico!

Habilidades Avançadas

A habilidade de uma pessoa preparar massa é inversamente proporcional a sua habilidade de ficar calada.
Resumindo: falávamos muito e errávamos muito!
Essa foi uma matéria um tanto quanto perigosa, pois, nossas chances de ir bem nas provas iam de mal a pior, muito, mas muito pior do que você imaginou...

A coisa foi melhorando ao longo do semestre, até chegar na hora da prova, claro.

Uma questão que parecia simples, no final, se revelou uma grande pegadinha. A melhor parte foi, com certeza, quando a professora disse:

Isso é óbvio, não era essa resposta...

Surgiu uma mão sinalizando que tinha errado, duas, três, quatro...

Percebe-se que temos muito futuro.

Garde Manger (Cozinha fria)

A D-E-S-G-R-A-Ç-A de nosso semestre na cozinha. Habilidades Avançadas era terrível, sim, mas nada se comparou à Garde Manger. Além da demora para entregar as produções, como em Habilidades Avaçadas, o professor quase nunca achava as produções boas. Terrível!

Me lembro uma vez que ele chegou a dizer:

-Essa foi a única coisa que vocês fizeram que eu realmente gostei.

Vendo esse comentário você já pode imaginar porque o número de pessoas na sala caiu pela metade.

Mesmo com todos os problemas, o professor de Garde Manger era excepcional... Te bate, te xinga (em mais de três línguas diferentes) e, é claro, te dá apelidos como “Cretino”. Um amor de pessoa (e realmente, é)!

Esse foi nosso segundo semestre... Logicamente, tudo tende a piorar.

Ps: Obrigado à quem leu! :D

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Primeiro Passo

Quem me conhece sabe (e quem não conhece vai saber) que eu sou uma pessoa extremamente palhaça, mas quando quero eu consigo ser extremamente chato! Vai ver que é por isso que não tenho amigos e estou escrevendo um blog... rs

Há mais ou menos dois anos tinha chegado a hora de escolher uma faculdade. Jornalismo ou Gastronomia? Minha incrível habilidade de fazer besteiras entrou em ação. Gastronomia!

Depois de ir milhões de vezes na faculdade levando todos os documentos (des)necessários a matrícula estava feita. Medo da faculdade, medo do trote, medo de um monte de coisa...
Chegando no primeiro dia apenas entrei e fiquei esperando no Hall do Prédio 1 (uma faculdade dividida em quatro prédios e cada um fica em um dos lados de um cruzamento, quer idéia mais genial que essa?). Estranhamente não houve trote...



Amigos são realmente uma praga. De uma hora pra outra aparecem na sua vida, se agregam no seu dia-a-dia e aumentam sua tendência de ter notas que ultrapassariam o piso de tão baixas!
Depois de um tempo já conversávamos normalmente e nossas aulas práticas iriam começar. Todos estavam super animados com a idéia de, finalmente, ir pra cozinha!

Primeira aula: Cortes.

Nossa primeira impressão de nossa professora foi que ela era, no mínimo, louca. Não nos enganamos...
Com um jeito de revoltada e uma faca gigante ela simplesmente comandava a sala, ninguém se atrevia a falar.

Habilidades básicas foi uma matéria um tanto quanto desastrosa, afinal, nunca faziamos todos os pratos com perfeição. Era só o primeiro semestre, muitos pensavam...

Voltando à sala de aula:

Geografia aplicada à Gatronomia. Uma matéria que eu não esperava com uma professora mais singular ainda. Suas aulas eram motivo de raiva para alguns, pois, ela falava abertamente de sexo, drogas e rock 'n roll (não necessariamente nessa ordem). Uma de suas histórias favoritas era aquela em que ela, em Cuba, casou-se para poder trazer um casal gay para o Brasil.
Onde estava a Geografia? Em Cuba, logicamente!

Uma das cenas mais memoráveis do primeiro semestre é ,indiscutivelmente, a pobre professora de Estrutura e Funcionamento de Cozinha quase sendo atacada pela lousa...

Ela estava dando sua aula normalmente quando, de repente, decide mover a lousa... Quando essa mulher puxou um dos lados a outra perna da lousa envergou soltando o quadro que bateu no chão fazendo a outra perna se soltar. Por um instante o quadro se equilibrou (meu pensamento foi: ela vai ser esmagada!) e, então, de forma triste, o quadro tombou para trás e bateu na parede onde ficou apoiado.

Eu mal pudia conter meu riso e minha professora me olhava com cara de: "Se eu pudesse jogaria esse quadro em você."

O primeiro semestre foi. em grande parte, assim. Há, também, um famigerado livro de pérolas que será postado futuramente. Estou ficando com fome... [?]

Ps: Obrigado a quem leu. :D