quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O começo do fim

O segundo ano da faculdade começando e, novamente, pessoas novas adentram nossa sala sem nenhuma cerimônia. Sinceramente? Acho que a coordenadora do nosso curso não vai com a nossa cara, não é possível uma coisa dessas! Novamente nós nos adaptamos com muita calma e serenidade, incluindo até uma bola de manteiga voadora no novo integrante. Mais tarde falo disso...
Lembra que o número de alunos tinha caído no segundo semestre? Então... no terceiro ele despencou! Sábias almas que fugiram desse mundo.

Mais um semestre de 4 Aulas Práticas e 2 Teóricas

Matérias em Sala de Aula
Marketing
Metodologia Cientifica / TCC

Marketing

O mesmo professor de História da Gastronomia, já conhecíamos o modo dele de assustador os alunos. Incrível como ainda funcionava!
Com vários slides e questões ele ia falando sobre os diferentes tipos de Marketing, os 4P's (censurados) e também as várias tipologias super importantes que eu, logicamente, nem me lembro mais. Tá, eu lembro um pouco, eu acho. Tomara que eu lembre!

Metologia Científica

Some:
Uma professora confusa e contraditória.
Um livrinho de 132 páginas em Times New Roman 8.
Uma amiga altamente estressada.

Igual:
A aula com mais discussão do semestre.

Quando a professora entrava na sala ,e precisava olhar nosso pré-projeto de TCC, era certeza que haveria um "pequeno" atrito entre minha amiga e ela. Aquela coisa bem básica, algo do tipo:

-Isso está errado.
-Eu fiz igual ao seu livro.
-Não fez.
-Fiz. Vai ver o livro está errado ou meu computador não sabe o que é isso.

Depois de toda essa gentileza, voltavamos para nossas cadeiras. Na semana seguinte a história se repetiria...

Cozinha

Cozinha Brasileira

Aula muito divertida, pouquissimas coisas davam errado. Me lembro de uma aula especial onde o purê de mandioca virou reboco de parede, o caldo de feijão virou purê de feijão com muita pinga, o caldo de Sururu virou pirão e um dos pratos tinha tanta pimenta que nosso professor desistiu depois da primeira garfada.
As aulas eram bem diversificadas com bastantes ingredientes estranhos. Várias comidas simplesmente medonhas e outras um tanto quanto boas. Nessa aula ocorreu o fato medonho de um aluno engasgado com uma espinha de peixe do tamanho de uma caneta bic, foi uma cena linda, acredite.

Confeitaria

Nada dava errado em confeitaria nas aulas, apenas nas aulas. Nosso professor não degustava, então, não tinha como estar errado! A parte mais divertida da aula era, com certeza, lavar a louça. Tirar caramelo de panelas é um trabalho extremamente medidativo que não leva menos de 10 minutos.
Sobre as produções darem errado, aqui vai um história um tanto quanto trágica.
Ultima prova, ótimo, não?
Vamos bater o chantilly, o único problema? Creme de Leite FRESCO!
Estava tudo indo bem, muito bem, quando de repente o chantilly se transforma em manteiga. A mousse, consequentemente ficou mole, muito mole. A geléia de brilho não deu muito certo e as decorações de caramelo não paravam em cima da outra mousse. Simplesmente magnífico! Fechamos essa disciplina com chave de ouro!

Cozinha Contemporânea

A aula mais interessante com a melhor professora possível. Lembra da professora de habilidades básicas (a da faca gigante, essa mesma)? Passamos o começo do semestre estudando técnicas e tendencias e, logo depois, no meio do semestre, começaram as aulas de criação. Algumas vezes faziamos algumas produções, digamos, desagradáveis. Como por exemplo um peixe que se tornou água viva (nunca comi água viva, mas tem aquela textura, eu tenho certeza), uma batata frita que murchou e ficou um tanto quanto, estranha... Uma mousse que ,não sei como, sumiu e uma outra mousse que, segundo meus parceiros de bancada, ficou horrível. A professora gostou, menos mal.
Nossa professora, que ser gentil e sutil, soltava frases como:
-Gente, pelo amor de Deus, tira o sal da alcaparra porque minha pressão não aguenta mais!!!
-Escuta aqui! O primeiro que vier com Escondidinho eu vou me jogar no chão! Escondidinho não é criação!
-Eu tinha um aluno que me falava: Eu faço 600 kilos de risoto. Eu respondia: Você faz 600 kilos de risoto RUIM!
Simples assim, um amor.

Panificação

Esse foi nosso, hum, terror no semestre. Muitas contas matemáticas para minha cabeça preguiçosa, ainda mais pela manhã. Foi nessa aula que ocorreu o arremesso de manteiga, vou falar rapidamente, pois já estou ficando com sono e amanhã uma aula me espera.
Minha amiga estava fazendo a massa do pão, feliz e serena, quando de repente um "amigo" nosso (esse que entrou nesse semestre)jogou todos os ovos na produção. Ela respirou fundo e continuou misturando a massa. Logo depois ele jogou toda a água, foi o caos. A água escorria pela bancada enquanto minha amiga tentava conte-la com as mãos, novamente ela se tranquilizou. Quando ele foi colocar uma bolota de manteiga na produção da massa, minha amiga simplesmente pegou a manteiga em pleno ar e jogou de volta nele. A partir daí ela começou a gritar loucamente e, eu juro, achei que nosso "amigo" não fosse sobreviver.
No fim de tudo, Panificação não foi tão ruim, apenas tivemos algumas anotações em nossas provas do tipo:
-GMF
-Uma carinha bonitinha

E mais algumas que não me lembro, acho que o sono está me afetando.

O terceiro semestre foi isso, espero que tenha gostado.

Ps: Obrigado à quem leu!

3 comentários:

  1. Atorei *-* é impressionante como tudo parece conspirar contra.
    Mas adoro a sua professora de Cozinha Conteporanea hahahaha
    Ela é tão tr00
    E posta com mais frequencia senhorito ¬¬

    ResponderExcluir
  2. qta informaçao O.O hauhaa bom msmo com a professora q assustaaaa a galera \o
    parece ser divertido fazer gastronomia huahaha
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eh bem estranho pra falar a verdade..shuahs

    Ahh Mu adoroooo seus textos..!!!

    Eh tão bom recordar...agora que está acabandoo...a num esquece de falar do nosso QUERIDO caderno de pérulazzz!!

    ashuashuash

    Bjos

    ResponderExcluir